Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
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Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Gostaria de deixar esta parte em separado para tratarmos da adesão ao Creative Commons para o Meliny Ultimate e discutir qual das licenças nós vamos usar.
Não gostaria de forçar ninguém a aderir a licença ou participar do projeto, por isso fiquem abertos tanto para ceder todo o seu material, parte dele ou nenhum para a licença e independente disso, decidir se vão participar ou não do Meliny Ultimate.
A coisa complicada é que qualquer material que não fizer parte da licença, não será nem citado ou usado no Meliny Ultimate. Além de que qualquer material novo criado dentro do projeto, já será parte do material da licença.
Não gostaria de forçar ninguém a aderir a licença ou participar do projeto, por isso fiquem abertos tanto para ceder todo o seu material, parte dele ou nenhum para a licença e independente disso, decidir se vão participar ou não do Meliny Ultimate.
A coisa complicada é que qualquer material que não fizer parte da licença, não será nem citado ou usado no Meliny Ultimate. Além de que qualquer material novo criado dentro do projeto, já será parte do material da licença.
Cavaleiro Morto- Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 44
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Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Olá,
Então, como tem link maldoso no Google:
http://creativecommons.org/choose/
Aqui pra escolher.
Eu escolheria esta aqui:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Porque ela é "Cultura Livre". Permite o uso comercial e modificações desde que quem fizer as modificações e uso compartilhem sob uma licença igual. É praticamente o que o Lovecraft fez. XDDD
Todo o material que eu fizer pra Meliny eu concordo estar em Creative Commons.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Então, como tem link maldoso no Google:
http://creativecommons.org/choose/
Aqui pra escolher.
Eu escolheria esta aqui:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Porque ela é "Cultura Livre". Permite o uso comercial e modificações desde que quem fizer as modificações e uso compartilhem sob uma licença igual. É praticamente o que o Lovecraft fez. XDDD
Todo o material que eu fizer pra Meliny eu concordo estar em Creative Commons.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Concordo em ter todo o material desenvolvido para Meliny Ultimate sob Creative Commons, nos moldes descritos em
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Mago D'Zilla- Mensagens : 55
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 59
Localização : Sumpolis
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Eu também concordo em ter todo o meu material desenvolvido para Meliny Ultimate nos moldes descritos em:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Cavaleiro Morto- Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 44
Localização : Guaratinguetá/SP
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Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Isso nos coloca no mesmo nicho do projeto Tagmar, né? Até um pouco além já que eles não permitem o uso comercial dos textos. =)
Como eu nunca pensei em ficar rico com isso, então: concordo em ter todo o meu material desenvolvido para Meliny Ultimate nos moldes descritos em:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Como eu nunca pensei em ficar rico com isso, então: concordo em ter todo o meu material desenvolvido para Meliny Ultimate nos moldes descritos em:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Algum especialista pode explicar qual a melhor opção para a licença CC
Cavaleiro Morto- Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 44
Localização : Guaratinguetá/SP
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Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Olá,
Rapaz, eu acho essa aí a melhor opção porque torna o material "Cultura Livre".
A opção de permitir derivados permite que outras pessoas mexam no material como desejarem, DESDE que a coloquem na mesma licença. Ou seja, se eu decido criar uma Meliny Ultramate porque peguei briga com a equipe, eu posso. Mas tudo que eu criar e mexer no material poderá ser utilizado pela equipe geral pro Ultimate porque está sob mesma licença. A única exigência é que sejam dados os devidos créditos. Eu acredito que isso evita dor de cabeça quando alguém decide fazer algo diferente ou que se opõe à maioria. Como o material do Lovecraft, que pode ser utilizado abertamente por qualquer pessoa e utilizando sua própria interpretação - o que permite ter um CoC, um RoC e um cthulhutech ao mesmo tempo ou Cthulhu aparecer nas hq's do Conan...
A opção de não restringir o ganho financeiro indica que quem mexer no nosso material pode publica-lo pra ganhar o seu tostão de retorno pelo investimento de tempo feito. Por exemplo, se eu com meu material Ultramate decido gastar meu dinheiro para publicá-lo, eu posso. Isso não impediria que vocês utilizassem parte do meu material Ultramate e o publicassem no Ultimate - porque a licença é a mesma.
E eu parto do princípio que se o cara conseguiu investimento para publicar a obra derivada, ele tá mais no direito de fazê-lo. No Brasil é muito difícil se conseguir isso, é mais normal ele vir a ter prejuízo que lucro. E até os kickstarters estão se mostrando mais seletivos e filtrados - vide o Little Fears que apesar de ter um público fã não conseguiu atingir as metas para sair publicação pela Retropunk. D:
Basicamente é isso da opção apontada.
O só permitir derivados você permite que o cara crie obra derivada, mas se ele não quiser compartilhar o material, ele não compartilha. Usando meu exemplo, eu pego o material do Ultimate altero como acho mais adequado e crio o Ultramate, como não tinha a cláusula de liberar no mesmo CC, eu posso simplesmente vetar a derivação da obra impedindo que vocês usem o que eu produzi a partir do que vocês produziram. Aí é sacanagem.
O não permitir derivados, não permite se trabalhar com o material. O que acarreta em, atualmente, eu entrar no grupo e ficar no grupo prejudicando e jogando areia e empacando tudo. Não é material aberto.
O não permitir ganho financeiro impede que quem criar obra derivadas ganhem/tenham lucro com o material. Tudo tem que ser distribuído gratuitamente na net, como tudo mais o já é feito. A diferença é que se o Neil Gaiman quiser usar um material nosso no Stardust 2 e quiser publicar o Stardust 2, ele não poderá porque lucraria com isso. É como se o Lovecraft tivesse dito "Tudo que tiver o nome de Cthulhu ou dos Mythos deve pagar uma taxa" igual ao que a família do Tolkien faz a ponto de surgirem "halflings" que fazem os mesmos que os hobbits fazem, praticamente, mas não são hobbits juridicamente e por isso não precisa se pagar para a família do Tolkien. A meu ver incentiva o plágio e impede o renome da obra - se Lovecraft tivesse imposto direitos autorais em vez de abrir o material enquanto ainda estava vivo, quantos conheceriam Cthulhu hoje?
Basicamente, por cima, é isso, das opções não apontadas.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Rapaz, eu acho essa aí a melhor opção porque torna o material "Cultura Livre".
A opção de permitir derivados permite que outras pessoas mexam no material como desejarem, DESDE que a coloquem na mesma licença. Ou seja, se eu decido criar uma Meliny Ultramate porque peguei briga com a equipe, eu posso. Mas tudo que eu criar e mexer no material poderá ser utilizado pela equipe geral pro Ultimate porque está sob mesma licença. A única exigência é que sejam dados os devidos créditos. Eu acredito que isso evita dor de cabeça quando alguém decide fazer algo diferente ou que se opõe à maioria. Como o material do Lovecraft, que pode ser utilizado abertamente por qualquer pessoa e utilizando sua própria interpretação - o que permite ter um CoC, um RoC e um cthulhutech ao mesmo tempo ou Cthulhu aparecer nas hq's do Conan...
A opção de não restringir o ganho financeiro indica que quem mexer no nosso material pode publica-lo pra ganhar o seu tostão de retorno pelo investimento de tempo feito. Por exemplo, se eu com meu material Ultramate decido gastar meu dinheiro para publicá-lo, eu posso. Isso não impediria que vocês utilizassem parte do meu material Ultramate e o publicassem no Ultimate - porque a licença é a mesma.
E eu parto do princípio que se o cara conseguiu investimento para publicar a obra derivada, ele tá mais no direito de fazê-lo. No Brasil é muito difícil se conseguir isso, é mais normal ele vir a ter prejuízo que lucro. E até os kickstarters estão se mostrando mais seletivos e filtrados - vide o Little Fears que apesar de ter um público fã não conseguiu atingir as metas para sair publicação pela Retropunk. D:
Basicamente é isso da opção apontada.
O só permitir derivados você permite que o cara crie obra derivada, mas se ele não quiser compartilhar o material, ele não compartilha. Usando meu exemplo, eu pego o material do Ultimate altero como acho mais adequado e crio o Ultramate, como não tinha a cláusula de liberar no mesmo CC, eu posso simplesmente vetar a derivação da obra impedindo que vocês usem o que eu produzi a partir do que vocês produziram. Aí é sacanagem.
O não permitir derivados, não permite se trabalhar com o material. O que acarreta em, atualmente, eu entrar no grupo e ficar no grupo prejudicando e jogando areia e empacando tudo. Não é material aberto.
O não permitir ganho financeiro impede que quem criar obra derivadas ganhem/tenham lucro com o material. Tudo tem que ser distribuído gratuitamente na net, como tudo mais o já é feito. A diferença é que se o Neil Gaiman quiser usar um material nosso no Stardust 2 e quiser publicar o Stardust 2, ele não poderá porque lucraria com isso. É como se o Lovecraft tivesse dito "Tudo que tiver o nome de Cthulhu ou dos Mythos deve pagar uma taxa" igual ao que a família do Tolkien faz a ponto de surgirem "halflings" que fazem os mesmos que os hobbits fazem, praticamente, mas não são hobbits juridicamente e por isso não precisa se pagar para a família do Tolkien. A meu ver incentiva o plágio e impede o renome da obra - se Lovecraft tivesse imposto direitos autorais em vez de abrir o material enquanto ainda estava vivo, quantos conheceriam Cthulhu hoje?
Basicamente, por cima, é isso, das opções não apontadas.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
OK. Também concordo em ter todo o meu material desenvolvido para Meliny Ultimate nos moldes descritos em:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/deed.pt_BR
Mateus Nogueira- Mensagens : 49
Data de inscrição : 28/05/2013
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Escala de Poder: Heróica
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Valeu pelo texto explicativo Leish, ajuda a galera a entender o que é CC e as opções de cada licença.
Cavaleiro Morto- Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 44
Localização : Guaratinguetá/SP
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Escala de Poder: Heróica
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Olá,
Precisando.
Eu sou estudioso da CC e da OGL porque gosto de usar nas coisas que faço, aí sempre rola esses aprofundamentos nos assuntos.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Precisando.
Eu sou estudioso da CC e da OGL porque gosto de usar nas coisas que faço, aí sempre rola esses aprofundamentos nos assuntos.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
No caso se eu decidisse escrever romances e crônicas pra Meliny e o que eu disser no texto lá não condizer com todo o cenário em si, apesar de usar nomes, situações e tudo o mais, estaria valendo?
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Olá,
Yup. Seria considerado Obra Derivada.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Yup. Seria considerado Obra Derivada.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Adesão ao Creative Commons para o projeto Meliny Ultimate
Pergunto porque tem alguns aspectos da Saga de Deanor (mais especificamente no ano zero) que ocorrem depois da guerra da magia.
Eu tava matutando aqui em como eu poderia encaixar isso tudo na história sem comprometer o trampo do revisor, mas seguindo nessa linha de "obra derivada" então, mesmo que o cenário seja lançado num período anterior, a Saga continuaria acontecendo depois do "ano atual"... é engraçado, é uma inversão total da linha do tempo (antes eu estava no passado).
Eu tava matutando aqui em como eu poderia encaixar isso tudo na história sem comprometer o trampo do revisor, mas seguindo nessa linha de "obra derivada" então, mesmo que o cenário seja lançado num período anterior, a Saga continuaria acontecendo depois do "ano atual"... é engraçado, é uma inversão total da linha do tempo (antes eu estava no passado).
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