Inominattus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RC - Calendário de Meliny

3 participantes

Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Leishmaniose Qua maio 29, 2013 12:21 am

Olá,

Também estou resgatando esse projeto antigo porque acredito que um pouco de discussão para terminar de lapidar os elementos e aparar as arestas do RC de Calendário é necessário. Segue então abaixo o material.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose



Calendário de Meliny

Acredita-se que os criadores dos primeiros calendários de Meliny foram os clérigos de Luminahak habitantes de Stygh, o antigo império dracônico. Os defensores dessa teoria argumentam que desde o surgimento dos Grandes Reinos, uma forma de registro do tempo era pesquisada pelos clérigos para que fosse possível colocar pontos de referência precisos em seus documentos, tendo assim um registro exato de quando determinado acontecimento ocorreu.

Os primeiros elaborados eram precários, evoluindo com o passar das eras até o modelo atual. O uso do calendário logo recebeu novas utilidades, além dos registros de datas e eventos nos pergaminhos da Igreja de Luminahak. Por ele podia-se saber precisamente quando viria o inverno, quando o verão terminava, períodos de plantação e de colheitas, sem a dependência falha dos sinais da natureza.

Foi durante a Era da Magia que o calendário de Luminahak teve maior disseminação em Meliny. Adotado como padrão pelos magos das três guildas arcanas, ele acabou tornando-se de principal uso, virtualmente extinguindo todos os outros existentes.

Dia

O período de um dia foi fixado em exatamente 24 horas, que é o tempo que Phaélius, o sol, e Anul, a lua, levam para cruzar os céus de Meliny. Cada uma das naus leva precisamente 12 horas para concluir a jornada. Tal divisão foi imposta por Yius, o deus da Justiça, no fim da Segunda Guerra entre o Dia e a Noite.

O período de viagem de Phaélius é denominado de “Jornada Diurna”, ou simplesmente “Dia”, enquanto o período oposto é denominado de “Jornada Noturna”, ou “Noite”. A metade da viagem, quando um dos astros se encontra a pino é chamada popularmente como “Meia-Jornada”, a primeira hora de “Partida” e a última hora de “Chegada”.

O Tempo completo de viagem dos dois, 24 horas, é denominado como Jornada Completa, ou Ciclo. Apesar do termo técnico criado, a Jornada Completa é popularmente conhecida como Dia, já que esse é o período normal de atividade dos humanos, a raça dominante. Essa popularização apenas aumenta mais ainda a rivalidade dos clérigos do deus sol, Sargan, e da deusa da noite, Lantaris.

Semana

Cada ciclo de seis dias constitui uma semana meliniana, que corresponde simbolicamente a um fluxo menor das energias elementais. Cada dia é nomeado em homenagem a um deus menor, mas ainda assim de grande influência no mundo.

O primeiro escolhido foi Bhreey, ligado ao elemento ar, e com ele vem à representação da coragem que todos devem ter para suportar dias duros de trabalho. Esse é o dia normalmente escolhido para os pagamentos serem feitos aos trabalhadores.

O segundo foi Hengard, ligado ao elemento luz, que significa a honra que cada um deve ter para consigo mesmo e para com os outros. Dívidas costumam ser saldadas nesse dia, assim como o início do pagamento de promessas.

A terceira foi Indra, ligada ao elemento água, que representa o trabalho duro e árduo com o qual todos podem atingir seus objetivos. Apesar de não ser uma regra, é comum que plantações seja semeadas e colhidas nesse dia.

O quarto escolhido foi Shataii, ligado ao elemento trevas, relacionado à confiança e segurança que se deve ter nos outros. Esse parece ser um dia propenso a se assinar acordos comerciais e tratados de paz, assim como acordos escusos, dado o portfólio sombrio do deus.

A quinta foi Hannah, ligada ao elemento terra, escolhida por ser a padroeira dos ofícios e da dedicação ao trabalho. Para os anões, esse é o dia de descanso ao invés de Luma, uma forma de homenagem a sua desaparecida guardiã.

A sexta e última foi Luma, ligada ao elemento fogo, que protege a família e o amor, tanto aos parentes quanto ao trabalho. A maior parte das raças têm esse dia como repouso semanal, data em que grande parte das atividades comerciais não ocorre.

Mês

Apesar de ambas as naus celestes ditarem a passagem dos dias, o calendário é basicamente lunar. Contando o período natural que Anul leva para passar por suas quatro fases, o mês em Meliny possui trinta e seis dias, cada fase durando exatos 9 dias.

A primeira fase é conhecida como Lua Nova, ou Sombra de Lantaris, quando a Lua passa pelos céus de Meliny em um tom escuro, semelhante ao céu, não podendo ser visível.

A segunda fase é conhecida como Lua Crescente, ou Sorriso de Lantaris, quando a Lua passa pelos céus de Meliny com sua metade esquerda inferior iluminada cada noite um pouco mais.

A terceira fase é conhecida como Lua Cheia, ou Face de Lantaris, quando a Lua passa pelos céus de Meliny completamente iluminada.

A quarta e última fase é conhecida como Lua Minguante, ou Penumbra de Lantaris, quando a Lua passa pelos céus de Meliny com sua metade esquerda inferior escura cada noite um pouco mais.

O período dos 36 Ciclos é denominado mês ou Ciclo de Lantaris.

Após a Lua Minguante, o ciclo lunar reinicia, com a Lua Nova. O tempo de duração da mudança de ciclos da Lua é utilizado para se marcar o período de um mês.

O fato da passagem do mês ser medido por Lantaris também acirra a discussão entre os clérigos de Lantaris e de Sargan. Para os estudiosos e clérigos de outras divindades do panteão, esta é mais uma amostra de que a Guerra continua empatada. Sargan pode denominar o ciclo com sua alcunha de atuação, mas Lantaris é quem define o período dos meses.

Estações e Ano

Os resquícios da energia que foi liberada com a morte das encarnações elementais afetaram o ambiente a sua volta, causando profundas mudanças no clima. Estas forças permanecem inertes na maior parte do tempo, mas atuam de forma mais intensa em determinadas épocas.

A este fenômeno foi dado o nome de estações, sendo que cada uma delas representa um ciclo de três meses. Os clérigos de Luminahak nomearam cada uma das estações baseada em estranhos efeitos climáticos, porém a maior parte da população as trata por nomes mais simples e que representam diretamente suas características: Chama, Folha, Granizo e Pétala.

O espírito do fogo deixou como marca a estação chamada de Verão ou Chama, onde os dias são mais longos, quentes e secos. Tem inicio no mês de Gorak, com a incidência de fortes tempestades provocadas pela mudança no clima; Sargan, que possui os mais longos dos dias e também quando as estrelas brilham com mais intensidade, terminando em Othen, o mais seco e quente de todos os meses do ano.

O espírito do vento traz a estação chamada de Outono ou Folha, com clima ameno e arejado. Começa em Mab onde ocorre a queda das folhas, fato que traz uma certa melancolia aos dias, passa por Yius e a época das colheitas e termina em Luminahak, época em que a terra é preparada e as provisões são acumuladas para as estações menos prósperas.

Com o espírito da água há a estação chamada Inverno ou Granizo, época chuvosa, fria e triste de longas e escuras noites. Inicia-se com Naron, chuva e frio, segue com Lantaris que traz neve e tempestades além das mais longas noites e finda-se em Atlan, marcado pelo fim do frio e o degelo da neve. É a estação mais úmida e chuvosa do ano.

Por fim o espírito da terra mostra a Primavera ou Pétala, quando a terra é fértil e as plantas florescem. Em Shallaay o degelo das neves chega ao fim e se inicia o plantio. Em Falena as plantas e os sentimentos maternais florescem e em Nivee ocorrem festas em homenagem a fertilidade.

Muitas são as teorias do porquê os elementais da luz, do espírito e das trevas não influenciaram no clima. A mais difundida é que a energia de ambos se manteve inerte até o aparecimento dos mortais, os dois elementos mesclaram-se ao âmago dos novos habitantes do mundo e passaram a disputar os espíritos destes. Uma outra especula que influenciaram de uma forma mais abrangente, abordando os signos.

São necessários 12 meses para que o ciclo de estações se reinicie. O período completo de ciclo de estações é denominado Ciclo do Panteão, ou Ano. Cada um dos doze meses recebeu o nome de um deus maior, ligado de alguma forma à estação vigente na época. O ano é iniciado em Sargan e finalizado em Gorak, ambos no verão.

Constelações e Signos

Constelações são agrupamentos de estrelas aos quais os clérigos de Luminahak imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações ajudaram a separar o céu em porções menores.

Elas não se alteram, sendo vistas tanto do hemisfério norte, quanto do hemisfério sul. A única exceção seriam as 12 constelações do horizonte, que giram a cada mês, e a constelação do Mancubus, que muda toda noite, tomando a forma de outra constelação, o que pode confundir os observadores mais distraídos. Dentre as mais famosas constelações estão: Elfo Arqueiro, Kriegbar, Cavaleiro Morto, Pirata, Mago, Felitrius, Dragão Dourado, Anjo de Yius, Elfo Alado e a do Mancubus.

Existem 12 constelações que ficam na linha do horizonte, elas realizam uma volta que dura exatamente um ano. A cada mês diferente, uma constelação se encontra no ponto de Partida das naus e outra, oposta, se encontra no ponto de Chegada das naus. Cada constelação do horizonte possui uma ligação com um elemento e com uma entidade. A pessoa nascida quando a constelação está na Partida, passa a ser tida como nativa dessa constelação, possuindo uma ligação maior com aquele elemento e um apoio divino do deus responsável por aquele mês. Os signos são:

Coroa – Signo dos nascidos no mês de Sargan. Composto por dez estrelas formando o desenho de uma coroa, ele é ligado ao elemento luz.

Salamandra – Signo dos nascidos no mês de Othen. Composto por treze estrelas formando o desenho de um elemental salamandra, ele é ligado ao elemento fogo.

Dama – Signo dos nascidos no mês de Mab. Composto por doze estrelas formando o desenho de uma mulher chorando, esse signo está ligado ao elemento espírito.

Pardal – Signo dos nascidos no mês de Yius. Composto por quatorze estrelas formando o desenho de um pássaro, ele é ligado ao elemento ar.

Montanha – Signo dos nascidos no mês de Luminahak. Composto por nove estrelas formando o desenho de uma montanha, esse signo possui influências do elemento terra.

Cachoeira – Signo dos nascidos no mês de Naron. É composto por dezoito estrelas que formam o desenho de uma cascata e está ligado ao elemento da água.

Manto – Signo dos nascidos no mês de Lantaris. Não é realmente uma constelação, pois é um espaço onde não há nenhuma estrela que fica entre a constelação da Cachoeira e da Sereia, possui forte ligação ao elemento trevas.

Sereia – Signo dos nascidos no mês de Atlan. Possui dezessete estrelas que formam o desenho de uma sereia, está ligado ao elemento da água.

Brownie – Signo dos nascidos no mês de Shallaay. Possui vinte e duas estrelas que formam o desenho de um brownie, está ligado ao elemento da espírito.

Árvore – Signo dos nascidos no mês de Falena. Possui dezesseis estrelas que formam o desenho de uma árvore, está ligado ao elemento da terra.

Fada – Signo dos nascidos no mês de Nivee. Possui dezenove estrelas que formam o desenho de uma fada, está ligado ao elemento ar.

Dragão – Signo dos nascidos no mês de Gorak. Possui quinze estrelas que formam o desenho de um dragão, está ligado ao elemento fogo.

Há outros pontos do céu além das estrelas e das naus. Entre os mais conhecidos estão: a Estrela de Shallaay, que se localiza no norte, utilizada por marinheiros para guiar-se no mar; O Farol da Sabedoria, o ponto aonde o plano de Eternidade toca o plano de Meliny, no meio do céu noturno.
Leishmaniose
Leishmaniose
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 41
Localização : Arcádia

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

http://inominattus.ultimaterpg.net

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Mateus Nogueira Qua maio 29, 2013 9:53 am

Não tenho nenhuma ressalva a fazer...
Tá, talvez só a constelação do Brownie... Só consigo pensar em comida.

Mas como um todo, gosto bastante da forma que foi organizado.
Mateus Nogueira
Mateus Nogueira

Mensagens : 49
Data de inscrição : 28/05/2013

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Armageddon Qua maio 29, 2013 4:46 pm

Também não vejo motivos pra mexer muito mais nisso não. Mas é bom ter essa base antes de cair de cabeça na Linha do Tempo do cenário.
Armageddon
Armageddon

Mensagens : 120
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 40
Localização : Timbó, SC

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

http://www.rpgista.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Leishmaniose Qua maio 29, 2013 5:28 pm

Olá,

Bem, seguindo modelo de materiais mais encorpados, como o de Reinos de Ferro, esse material aí acaba entrando às vezes antes da história, já que mexe com elementos "naturais" do lugar. Por isso ao encontrá-lo no HD, eu trouxe o danado pra cá. Se for mexer em algo, teria que ser agora.

E eu gosto de brownies, é minha raça favorita. Razz Um dia faço um jogo só com personagens brownies, sprites, leprechauns e criaturas de tamanho mínimo.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose
Leishmaniose
Leishmaniose
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 41
Localização : Arcádia

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

http://inominattus.ultimaterpg.net

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Armageddon Ter Jun 04, 2013 9:59 pm

Tem bastante coisa...

http://inominattus.ultimaterpg.net/t15-guia-linha-do-tempo

Coloquei como "Guia", acho que seria interessante ter um completo também, com todos os eventos misturados pra gente se guiar.
Armageddon
Armageddon

Mensagens : 120
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 40
Localização : Timbó, SC

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

http://www.rpgista.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Leishmaniose Qua Jun 05, 2013 1:17 am

Olá,

Beleza, vou dar uma olhada com tempo. Seria bom mesmo ter um em que a gente pudesse ir inserindo os acontecimentos de cada rc, pra que fosse montada uma completa que, apesar de difícil consulta, seria mais coerente pra quem quisesse se situar em relação a preparar um RC.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose
Leishmaniose
Leishmaniose
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 41
Localização : Arcádia

Ficha do Personagem
Escala de Poder: Heróica

http://inominattus.ultimaterpg.net

Ir para o topo Ir para baixo

RC - Calendário de Meliny Empty Re: RC - Calendário de Meliny

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos