Pontos de Destino em 3D&T Alpha
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Pontos de Destino em 3D&T Alpha
Olá,
Essa mecânica foi apresentada originalmente na minha coluna Nowhere do site Toca do Hutt, podendo ser conferida no seguinte link: http://www.atocadohutt.com.br/ajudante-de-papai-noel2-usando-pontos-de-destino-em-3dtalpha/
Ela surgiu, basicamente porque os jogadores estavam gastando XP demais para feitos épicos e isso estava comprometendo seu desenvolvimento, conforme explicado no artigo. Como a mecânica de Pontos de Destino existente no 3D&T atua em outra esfera, foi elaborada essa proposta que mescla elementos de Pontos de Destino do FATE, Pontos Heróicos do MM, Pontos de Ação do TRPG, Pontos de Ação do D&D 4.0 e Pontos de XP do 3D&T Alpha.
Pontos de Destino
Pontos de Destino é aquele algo que favorece o herói, que o torna um verdadeiro protagonista em relação aos NPC’s, possibilitando que possam realizar feitos sobre-humanos com heroísmo e coragem. Em vez de colocar certas situações sob comando da sorte, os Pontos de Destino permitem que o personagem tenha sucesso ou melhores chances em uma situação na qual uma falha poderia pôr toda sua missão a perder.
Gastar um ponto de Destino é uma ação livre, que não consome tempo algum, e você pode gastar quantos pontos de Destino tiver, mas apenas um para cada benefício. Os benefícios conseguidos com os pontos de Destino são:
Ação Adicional: você realiza uma ação adicional na rodada, seja padrão ou de movimento.
Fortuna: você consegue um acerto crítico ou um sucesso automático.
Ignorar Desvantagem: você consegue ao custo de dois pontos de Destino ignorar uma desvantagem naquela cena ou combate, não sofrendo as penalidades dela.
Invocar Desvantagem: você consegue ao custo de um ponto de Destino ativar a desvantagem de algum outro personagem, forçando-o a sofrer os efeitos daquela desvantagem – no caso de desvantagens situacionais, é preciso que a situação esteja compatível com a exigida para a aplicação da desvantagem.
Magia Dinâmica: você pode gastar um ponto de Destino para lançar uma magia que você não conhece. A magia surge em sua mente por um instante, pelo tempo suficiente para que você consiga lançá-la uma única vez. Você ainda deve ser capaz de lançar essa magia e não é possível aprendê-la sem o gasto de XP.
Potencial Oculto: você gasta um ponto de Destino para manifestar uma vantagem que você não possua: você compra a vantagem por tempo limitado, até o fim do combate. Cada ponto de Destino corresponde a um ponto de personagem em relação à vantagem, ou seja, se uma vantagem custa 2 pontos de personagem, pra ter acesso a ela naquele combate você precisa gastar dois Pontos de Destino.
Recuperação: você restaura 8 PV’s OU 3 PM’s por ponto de destino gasto.
Re-rolagem: você re-rola um teste em que você falhou.
Retcon: O uso mais abrangente de um ponto de Destino permite que você efetivamente “edite” uma cena da aventura. O vilão fugiu, mas pode ter deixado cair uma pista de para onde está indo. Ou você precisa fugir, e convenientemente há um carro estacionado na próxima esquina… O mestre pode vetar qualquer uso de retcon (mas neste caso, o personagem não gasta seu ponto de destino).
Todo personagem começa com um ponto de Destino e pode ganhar mais ao longo da sessão de jogo. Ao final da sessão, os pontos que não tiverem sido gastos serão perdidos, ou seja, na próxima sessão, o personagem inicia o jogo com um ponto de Destino. Ganhar um ponto de Destino é possível através das seguintes formas:
Heroísmo: Ganha 1 ponto de Destino por cada ação realmente heróica, valorosa e altruísta, como resgatar pessoas de uma estalagem em chamas, ser atingido no lugar de um aliado ou inocente, permitir que o vilão fuja pra você salvar um inocente, etc.
Interpretação: Ganha 1 ponto de Destino quando você diz algo inspirado, que faz todos na mesa rirem ou aplaudirem, como uma descrição fantástica ao atacar ou um fala EM ON que é capaz de inspirar a todos.
Intervenção do Mestre: Ganha 1 ponto de Destino quando o mestre “torce” as regras do jogo em favor dos vilões. O mestre essencialmente tem o direito de “roubar” em favor dos vilões, mas os jogadores ganham pontos de Destino quando isso acontece. Seja permitindo que um vilão escape automaticamente, fazer com que o personagem falhe automaticamente em um teste (desde que movimente a trama adiante), fazer com que os heróis sejam surpreendidos automaticamente por um oponente, dar a um NPC o benefício de um ponto de Destino. O Mestre pode dar a opção dos jogadores negarem a intervenção, desde que todos gastem 1 Ponto de Destino por isso.
Invocação de Desvantagem: Ganha 1 Ponto de Destino cada vez que um aliado ou o Mestre invocar/taggear uma desvantagem sua, forçando-o a sofrer o efeito da desvantagem naquele momento – no caso de algumas desvantagens, ela deve estar coerente com o momento. No caso de um aliado, ele deve gastar um Ponto de Destino pra que você sofra os efeitos. Caso o jogador deseje recusar a invocação, deve gastar 1 ponto de Destino, sem ganhar nenhum.
A mecânica acima está sendo utilizada em um jogo de 3D&T mestrado pelo Tio Lipe, em mesa, e até o momento tem conseguindo alcançar o seu objetivo, deixando o jogo mais épico, os jogadores mais proativos e mantendo a evolução dos personagens. Entretanto, o uso de pontos de XP manteve-se restrito a: “Evolução do Personagem”, “Tesouros”, “Coisinhas que peguei por aí” e “Novas Magias”. Durante o playteste nenhum problema foi encontrado na aplicação da mecânica.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Essa mecânica foi apresentada originalmente na minha coluna Nowhere do site Toca do Hutt, podendo ser conferida no seguinte link: http://www.atocadohutt.com.br/ajudante-de-papai-noel2-usando-pontos-de-destino-em-3dtalpha/
Ela surgiu, basicamente porque os jogadores estavam gastando XP demais para feitos épicos e isso estava comprometendo seu desenvolvimento, conforme explicado no artigo. Como a mecânica de Pontos de Destino existente no 3D&T atua em outra esfera, foi elaborada essa proposta que mescla elementos de Pontos de Destino do FATE, Pontos Heróicos do MM, Pontos de Ação do TRPG, Pontos de Ação do D&D 4.0 e Pontos de XP do 3D&T Alpha.
Pontos de Destino
Pontos de Destino é aquele algo que favorece o herói, que o torna um verdadeiro protagonista em relação aos NPC’s, possibilitando que possam realizar feitos sobre-humanos com heroísmo e coragem. Em vez de colocar certas situações sob comando da sorte, os Pontos de Destino permitem que o personagem tenha sucesso ou melhores chances em uma situação na qual uma falha poderia pôr toda sua missão a perder.
Gastar um ponto de Destino é uma ação livre, que não consome tempo algum, e você pode gastar quantos pontos de Destino tiver, mas apenas um para cada benefício. Os benefícios conseguidos com os pontos de Destino são:
Ação Adicional: você realiza uma ação adicional na rodada, seja padrão ou de movimento.
Fortuna: você consegue um acerto crítico ou um sucesso automático.
Ignorar Desvantagem: você consegue ao custo de dois pontos de Destino ignorar uma desvantagem naquela cena ou combate, não sofrendo as penalidades dela.
Invocar Desvantagem: você consegue ao custo de um ponto de Destino ativar a desvantagem de algum outro personagem, forçando-o a sofrer os efeitos daquela desvantagem – no caso de desvantagens situacionais, é preciso que a situação esteja compatível com a exigida para a aplicação da desvantagem.
Magia Dinâmica: você pode gastar um ponto de Destino para lançar uma magia que você não conhece. A magia surge em sua mente por um instante, pelo tempo suficiente para que você consiga lançá-la uma única vez. Você ainda deve ser capaz de lançar essa magia e não é possível aprendê-la sem o gasto de XP.
Potencial Oculto: você gasta um ponto de Destino para manifestar uma vantagem que você não possua: você compra a vantagem por tempo limitado, até o fim do combate. Cada ponto de Destino corresponde a um ponto de personagem em relação à vantagem, ou seja, se uma vantagem custa 2 pontos de personagem, pra ter acesso a ela naquele combate você precisa gastar dois Pontos de Destino.
Recuperação: você restaura 8 PV’s OU 3 PM’s por ponto de destino gasto.
Re-rolagem: você re-rola um teste em que você falhou.
Retcon: O uso mais abrangente de um ponto de Destino permite que você efetivamente “edite” uma cena da aventura. O vilão fugiu, mas pode ter deixado cair uma pista de para onde está indo. Ou você precisa fugir, e convenientemente há um carro estacionado na próxima esquina… O mestre pode vetar qualquer uso de retcon (mas neste caso, o personagem não gasta seu ponto de destino).
Todo personagem começa com um ponto de Destino e pode ganhar mais ao longo da sessão de jogo. Ao final da sessão, os pontos que não tiverem sido gastos serão perdidos, ou seja, na próxima sessão, o personagem inicia o jogo com um ponto de Destino. Ganhar um ponto de Destino é possível através das seguintes formas:
Heroísmo: Ganha 1 ponto de Destino por cada ação realmente heróica, valorosa e altruísta, como resgatar pessoas de uma estalagem em chamas, ser atingido no lugar de um aliado ou inocente, permitir que o vilão fuja pra você salvar um inocente, etc.
Interpretação: Ganha 1 ponto de Destino quando você diz algo inspirado, que faz todos na mesa rirem ou aplaudirem, como uma descrição fantástica ao atacar ou um fala EM ON que é capaz de inspirar a todos.
Intervenção do Mestre: Ganha 1 ponto de Destino quando o mestre “torce” as regras do jogo em favor dos vilões. O mestre essencialmente tem o direito de “roubar” em favor dos vilões, mas os jogadores ganham pontos de Destino quando isso acontece. Seja permitindo que um vilão escape automaticamente, fazer com que o personagem falhe automaticamente em um teste (desde que movimente a trama adiante), fazer com que os heróis sejam surpreendidos automaticamente por um oponente, dar a um NPC o benefício de um ponto de Destino. O Mestre pode dar a opção dos jogadores negarem a intervenção, desde que todos gastem 1 Ponto de Destino por isso.
Invocação de Desvantagem: Ganha 1 Ponto de Destino cada vez que um aliado ou o Mestre invocar/taggear uma desvantagem sua, forçando-o a sofrer o efeito da desvantagem naquele momento – no caso de algumas desvantagens, ela deve estar coerente com o momento. No caso de um aliado, ele deve gastar um Ponto de Destino pra que você sofra os efeitos. Caso o jogador deseje recusar a invocação, deve gastar 1 ponto de Destino, sem ganhar nenhum.
A mecânica acima está sendo utilizada em um jogo de 3D&T mestrado pelo Tio Lipe, em mesa, e até o momento tem conseguindo alcançar o seu objetivo, deixando o jogo mais épico, os jogadores mais proativos e mantendo a evolução dos personagens. Entretanto, o uso de pontos de XP manteve-se restrito a: “Evolução do Personagem”, “Tesouros”, “Coisinhas que peguei por aí” e “Novas Magias”. Durante o playteste nenhum problema foi encontrado na aplicação da mecânica.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Pontos de Destino em 3D&T Alpha
Tem algo "oficial" bem parecido no Mega City. Se quiser, posso trazer o texto pra cá pra gente refinar a nossa versão.
Re: Pontos de Destino em 3D&T Alpha
Olá,
Eu sei. Tem tanto no Mega City quanto no Brigada Ligeira Estelar, mas o deles é bem mais forte, tanto que é usado apenas quando o grupo está em "desequilíbrio de poder", com gente de pontuação a mais no grupo que outros. Retirei deles apenas o retcon, que também é inerente a mecânicas do FATE.
Mas se tiver algo deles que acredite que dê pra incrementar, manda ver que a gente vai refinando. \o/
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Eu sei. Tem tanto no Mega City quanto no Brigada Ligeira Estelar, mas o deles é bem mais forte, tanto que é usado apenas quando o grupo está em "desequilíbrio de poder", com gente de pontuação a mais no grupo que outros. Retirei deles apenas o retcon, que também é inerente a mecânicas do FATE.
Mas se tiver algo deles que acredite que dê pra incrementar, manda ver que a gente vai refinando. \o/
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
Re: Pontos de Destino em 3D&T Alpha
Olá,
É, eu olhei tudinho para colocar as opções mais legais e divertidas pra uso. O lance é que como era pra substituir o uso do XP (algo assim com o Conie funcionaria), as mecânicas do que tem lá é muito forte, desequilibraria. Aí foi feito só o saladão com possibilidades para os usos mais divertidos e menos "boooooommmmmmm".
Ah, salientando que ali no recuperação está 8 PV's porque foi colocado pro jogo do tio que está usando d10 - e no jogo dele, ele preferiu Rx8 PV. Em um 3D&T normal, ficaria recuperando 5 PV por ponto utilizado.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
É, eu olhei tudinho para colocar as opções mais legais e divertidas pra uso. O lance é que como era pra substituir o uso do XP (algo assim com o Conie funcionaria), as mecânicas do que tem lá é muito forte, desequilibraria. Aí foi feito só o saladão com possibilidades para os usos mais divertidos e menos "boooooommmmmmm".
Ah, salientando que ali no recuperação está 8 PV's porque foi colocado pro jogo do tio que está usando d10 - e no jogo dele, ele preferiu Rx8 PV. Em um 3D&T normal, ficaria recuperando 5 PV por ponto utilizado.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
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