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Pontos de Destino em 3D&T Alpha

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Mensagem por Leishmaniose Seg maio 27, 2013 8:10 pm

Olá,

Essa mecânica foi apresentada originalmente na minha coluna Nowhere do site Toca do Hutt, podendo ser conferida no seguinte link: http://www.atocadohutt.com.br/ajudante-de-papai-noel2-usando-pontos-de-destino-em-3dtalpha/

Ela surgiu, basicamente porque os jogadores estavam gastando XP demais para feitos épicos e isso estava comprometendo seu desenvolvimento, conforme explicado no artigo. Como a mecânica de Pontos de Destino existente no 3D&T atua em outra esfera, foi elaborada essa proposta que mescla elementos de Pontos de Destino do FATE, Pontos Heróicos do MM, Pontos de Ação do TRPG, Pontos de Ação do D&D 4.0 e Pontos de XP do 3D&T Alpha.

Pontos de Destino

Pontos de Destino é aquele algo que favorece o herói, que o torna um verdadeiro protagonista em relação aos NPC’s, possibilitando que possam realizar feitos sobre-humanos com heroísmo e coragem. Em vez de colocar certas situações sob comando da sorte, os Pontos de Destino permitem que o personagem tenha sucesso ou melhores chances em uma situação na qual uma falha poderia pôr toda sua missão a perder.

Gastar um ponto de Destino é uma ação livre, que não consome tempo algum, e você pode gastar quantos pontos de Destino tiver, mas apenas um para cada benefício. Os benefícios conseguidos com os pontos de Destino são:

Ação Adicional: você realiza uma ação adicional na rodada, seja padrão ou de movimento.

Fortuna: você consegue um acerto crítico ou um sucesso automático.

Ignorar Desvantagem: você consegue ao custo de dois pontos de Destino ignorar uma desvantagem naquela cena ou combate, não sofrendo as penalidades dela.

Invocar Desvantagem: você consegue ao custo de um ponto de Destino ativar a desvantagem de algum outro personagem, forçando-o a sofrer os efeitos daquela desvantagem – no caso de desvantagens situacionais, é preciso que a situação esteja compatível com a exigida para a aplicação da desvantagem.

Magia Dinâmica: você pode gastar um ponto de Destino para lançar uma magia que você não conhece. A magia surge em sua mente por um instante, pelo tempo suficiente para que você consiga lançá-la uma única vez. Você ainda deve ser capaz de lançar essa magia e não é possível aprendê-la sem o gasto de XP.

Potencial Oculto: você gasta um ponto de Destino para manifestar uma vantagem que você não possua: você compra a vantagem por tempo limitado, até o fim do combate. Cada ponto de Destino corresponde a um ponto de personagem em relação à vantagem, ou seja, se uma vantagem custa 2 pontos de personagem, pra ter acesso a ela naquele combate você precisa gastar dois Pontos de Destino.

Recuperação: você restaura 8 PV’s OU 3 PM’s por ponto de destino gasto.

Re-rolagem: você re-rola um teste em que você falhou.

Retcon: O uso mais abrangente de um ponto de Destino permite que você efetivamente “edite” uma cena da aventura. O vilão fugiu, mas pode ter deixado cair uma pista de para onde está indo. Ou você precisa fugir, e convenientemente há um carro estacionado na próxima esquina… O mestre pode vetar qualquer uso de retcon (mas neste caso, o personagem não gasta seu ponto de destino).

Todo personagem começa com um ponto de Destino e pode ganhar mais ao longo da sessão de jogo. Ao final da sessão, os pontos que não tiverem sido gastos serão perdidos, ou seja, na próxima sessão, o personagem inicia o jogo com um ponto de Destino. Ganhar um ponto de Destino é possível através das seguintes formas:

Heroísmo: Ganha 1 ponto de Destino por cada ação realmente heróica, valorosa e altruísta, como resgatar pessoas de uma estalagem em chamas, ser atingido no lugar de um aliado ou inocente, permitir que o vilão fuja pra você salvar um inocente, etc.

Interpretação: Ganha 1 ponto de Destino quando você diz algo inspirado, que faz todos na mesa rirem ou aplaudirem, como uma descrição fantástica ao atacar ou um fala EM ON que é capaz de inspirar a todos.

Intervenção do Mestre: Ganha 1 ponto de Destino quando o mestre “torce” as regras do jogo em favor dos vilões. O mestre essencialmente tem o direito de “roubar” em favor dos vilões, mas os jogadores ganham pontos de Destino quando isso acontece. Seja permitindo que um vilão escape automaticamente, fazer com que o personagem falhe automaticamente em um teste (desde que movimente a trama adiante), fazer com que os heróis sejam surpreendidos automaticamente por um oponente, dar a um NPC o benefício de um ponto de Destino. O Mestre pode dar a opção dos jogadores negarem a intervenção, desde que todos gastem 1 Ponto de Destino por isso.

Invocação de Desvantagem: Ganha 1 Ponto de Destino cada vez que um aliado ou o Mestre invocar/taggear uma desvantagem sua, forçando-o a sofrer o efeito da desvantagem naquele momento – no caso de algumas desvantagens, ela deve estar coerente com o momento. No caso de um aliado, ele deve gastar um Ponto de Destino pra que você sofra os efeitos. Caso o jogador deseje recusar a invocação, deve gastar 1 ponto de Destino, sem ganhar nenhum.


A mecânica acima está sendo utilizada em um jogo de 3D&T mestrado pelo Tio Lipe, em mesa, e até o momento tem conseguindo alcançar o seu objetivo, deixando o jogo mais épico, os jogadores mais proativos e mantendo a evolução dos personagens. Entretanto, o uso de pontos de XP manteve-se restrito a: “Evolução do Personagem”, “Tesouros”, “Coisinhas que peguei por aí” e “Novas Magias”. Durante o playteste nenhum problema foi encontrado na aplicação da mecânica.

Bonanças.

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Mensagem por Armageddon Ter maio 28, 2013 11:21 pm

Tem algo "oficial" bem parecido no Mega City. Se quiser, posso trazer o texto pra cá pra gente refinar a nossa versão. Very Happy
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Mensagem por Leishmaniose Ter maio 28, 2013 11:27 pm

Olá,

Eu sei. Tem tanto no Mega City quanto no Brigada Ligeira Estelar, mas o deles é bem mais forte, tanto que é usado apenas quando o grupo está em "desequilíbrio de poder", com gente de pontuação a mais no grupo que outros. Retirei deles apenas o retcon, que também é inerente a mecânicas do FATE. Smile

Mas se tiver algo deles que acredite que dê pra incrementar, manda ver que a gente vai refinando. \o/

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Mensagem por Armageddon Ter maio 28, 2013 11:29 pm

(nem lembrava mais que tínhamos colocado no Brigada)
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Mensagem por Leishmaniose Ter maio 28, 2013 11:34 pm

Olá,

É, eu olhei tudinho para colocar as opções mais legais e divertidas pra uso. O lance é que como era pra substituir o uso do XP (algo assim com o Conie funcionaria), as mecânicas do que tem lá é muito forte, desequilibraria. Aí foi feito só o saladão com possibilidades para os usos mais divertidos e menos "boooooommmmmmm".

Ah, salientando que ali no recuperação está 8 PV's porque foi colocado pro jogo do tio que está usando d10 - e no jogo dele, ele preferiu Rx8 PV. Em um 3D&T normal, ficaria recuperando 5 PV por ponto utilizado.

Bonanças.

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